COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR: EDUCAR PARA A PAZ

  • Alan Henrique de Melo Matos Unicamp/Iescamp
  • Ananda Fernandes Rodrigues da Silva IESCAMP
  • Mylena Paz da Silva IESCAMP
  • Lairton José da Costa IESCAMP
Palavras-chave: Comunicação Não Violenta, afetividade, educação, interação, cultura de paz

Resumo

A comunicação faz parte das interações entre os indivíduos, pois está presente de distintas formas, já que cada cultura possui o seu modo de se comunicar, seja por diferentes línguas ou por outras formas. A comunicação possui um papel extremamente importante e fundamental para a vida em sociedade. Essa pesquisa possui a finalidade de abordar diferentes formas de comunicações e seus principais aspectos, mais precisamente no âmbito educacional. Discorremos sobre os fatores pertinentes da história da educação que fizeram com que possamos pensar nessa maneira de se comunicar de forma não agressiva, não violenta, que preza por uma cultura de paz. Apontamos as principais contribuições dessa forma de interação, sobre como funciona, o seu significado, o público-alvo que pretende atingir e seus benefícios, como também a formação de professores para se ter uma prática que condiz com uma postura não violenta, em prol da construção de uma cultura que vide a paz.

Biografia do Autor

Alan Henrique de Melo Matos, Unicamp/Iescamp

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde cursou Mestrado Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Ensino de Biologia. Possui Graduação  em Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. É Professor Orientador e Coordenador do Curso Licenciatura
em Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Ananda Fernandes Rodrigues da Silva, IESCAMP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP

Mylena Paz da Silva, IESCAMP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP

Lairton José da Costa, IESCAMP

Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Possui Graduação em Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. É Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Publicado
2021-11-07