A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES

  • Amanda Masson Andrietta IESCAMP
  • Alan Henrique de Melo Matos Unicamp/Iescamp
  • Silvana Roberto Tonon Unicamp/Iescamp
Palavras-chave: Leitura, Hábito, Conhecimento, Literatura Infantil

Resumo

O presente trabalho está fundamentado em pesquisas bibliográficas e teve como objetivo
identificar a importância da leitura, assim como a importância de trabalhá-la com as crianças
da Educação Infantil, com idades entre 4 e 5 anos, visto que o hábito de ler favorece a formação
de um sujeito crítico, capaz de imaginar, criar, questionar, relacionar e refletir sobre o que
acontece à sua volta. A presente pesquisa abordou a relação da leitura de mundo que antecede
a leitura da palavra e está se faz essencial na medida em que existe a associação do que já se
sabe com o que está sendo lido ou ouvido. Também foram abordadas questões sobre os
benefícios que a leitura proporciona, sobre o papel do educador na formação de crianças leitoras
e a questão da literatura como uma das principais ferramentas que auxiliam na formação dos
pequenos leitores, quando trabalhada de forma significativa e lúdica. Foi salientado que a
formação de crianças leitoras favorece a formação de indivíduos ativos na sociedade que
conseguem ler, entender, questionar, relacionar e agir na sociedade em que vivem relacionando
a leitura que realizam com suas vivências.

Biografia do Autor

Amanda Masson Andrietta, IESCAMP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Alan Henrique de Melo Matos, Unicamp/Iescamp

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde
cursou Mestrado Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Ensino de Biologia. Possui Graduação em
Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. É Professor Orientador e Coordenador do Curso Licenciatura
em Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Silvana Roberto Tonon, Unicamp/Iescamp

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde cursou Mestrado em
Ensino de Ciências e Matemática. Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. É
Docente de Ensino Superior e Professora Avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Instituto de Educação
e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP

Publicado
2021-11-07