GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Alan Henrique de Melo Matos Unicamp/Iescamp
  • Maria Regina Perez IESCAMP
  • Flavia Florêncio dos Santos IESCAMP
  • Nayara Maria Amadeu Lourenço de Souza IESCAMP
Palavras-chave: Democracia, Participação ativa, Escola, Gestor, Comunidade Escolar

Resumo

A Gestão democrática tornou-se importante na sociedade e, especialmente, nas escolas, para se alcançar um ensino de qualidade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas para tornar os processos escolares em processos democratizados. Propõe-se a analisar e promover a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, de forma a democratizar o ensino através do processo de exercício da cidadania, apresentando a importância da gestão democrática e participativa no espaço escolar, compreendendo as funções dos órgãos colegiados e do Projeto Político Pedagógico – PPP. Para
tanto, é utilizada uma pesquisa bibliográfica como base e fonte de informações. 

Biografia do Autor

Alan Henrique de Melo Matos, Unicamp/Iescamp

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde cursou Mestrado Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Ensino de Biologia. Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. É Professor Orientador e Coordenador do Curso Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Maria Regina Perez, IESCAMP

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. É Docente de Ensino Superior e Professora Avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Flavia Florêncio dos Santos, IESCAMP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Nayara Maria Amadeu Lourenço de Souza, IESCAMP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Publicado
2021-11-07