A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Alan Henrique de Melo Matos Unicamp/Iescamp
  • Keyla Ferrari Lopes IESCAMP
  • Nathaly Vilela Barban IESCAMP
Palavras-chave: Psicomotricidade, Aprendizagem, Educação Infantil, Desenvolvimento

Resumo

A pesquisa realizada busca compreender a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. Sendo assim, o estudo tem como objetivo apresentar a importância que tem nos anos iniciais da criança e o porquê de ser tão importante. A  sicomotricidade aplicada na educação infantil colabora para que cada criança aprenda e consiga se expressar por meio de seu corpo, localizando-se no tempo e espaço. É um processo que deve ser trabalhado com muita paciência, carinho e atenção, e além de tudo, com muita dedicação e estudo do educador. É nesse período em que se nota a dificuldade que são apresentadas pelas crianças, então devem sempre estar envolvidos em dinâmicas e brincadeiras de acordo com sua faixa etária, para facilitar o seu desenvolvimento. Portanto, a psicomotricidade deve ser trabalhada em todo processo de ensinoaprendizagem, pois é por meio dela que as crianças passarão a entender e conhecer mais o seu próprio corpo e auxiliará em seu relacionamento com o mundo e ela mesma.

Biografia do Autor

Alan Henrique de Melo Matos, Unicamp/Iescamp

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde cursou Mestrado Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Ensino de Biologia. Possui Graduação em
Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas. É Professor Orientador e Coordenador do Curso Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Keyla Ferrari Lopes, IESCAMP

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde cursou Mestrado também em Educação Física. Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia. É Docente de Ensino Superior, Regente do Coral de LIBRAS IESCAMP e Professora Avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP.

Nathaly Vilela Barban, IESCAMP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – Faculdade IESCAMP

Publicado
2021-11-07